Artigos
 
  21/02/2024
DISCERNIMENTO: Ato de amor e cuidado com a nossa vida


Discernimento: Um ato de amor e cuidado para com a nossa vida

 

“A vida é um contínuo caminho de despertar vocacional, um caminho de descobrir-se e achar-se em Cristo, que nos ama e nos chama”

O Papa Francisco dedicou um ciclo de catequeses para aprofundar o tema do discernimento, apontando dimensões e elementos essenciais para um profundo e autêntico discernimento. Neste itinerário que se segue, propomos apresentar um caminho para o discernimento, conforme as catequeses do Papa Francisco: “Discernir é um ato importante que diz respeito a todos, pois as escolhas são parte essencial da vida, pois nelas se concretiza o nosso projeto de vida e a nossa relação com Deus”.

 Ao longo de nossa vida, salta a necessidade de tomar decisões, fazer escolhas, para isto é necessário saber discernir para compreender os desejos, realidades e experiencias que nos rodeiam. Em nossa vida, nas “situações inesperadas, não programadas, onde é fundamental reconhecer a importância e urgência de uma decisão a tomar”. Deus convida-nos a avaliar nossos afetos, desejos, aspirações e as realidades que nos cercam e “convida-nos a avaliar e a escolher: Criou-nos livres e quer que exerçamos a nossa liberdade. Por isso, discernir é difícil e árduo, mas indispensável para viver”, pois podemos facilmente “escolher algo que nos parecia bom e, no entanto, não o era. Ou saber qual era o nosso verdadeiro bem e deixar de o escolher”, sendo assim, devemos discernir continuamente os caminhos a tomar em nossa vida. 

Quando nos pomos em um caminho de discernimento, podemos nos deparar com realidades e sentimentos espinhosos, porém salta aos nossos olhos e ao nosso coração aquela alegria que os magos sentiram ao encontrar o Menino Jesus na Manjedoura após longo caminho e a alegria das mulheres ao anuncio da ressureição feito pelo anjo. “É a alegria de quem encontrou o Senhor! Tomar uma boa decisão, uma decisão certa, leva-te sempre àquela alegria final; talvez ao longo do caminho tenhamos que sofrer um pouco de incerteza, pensar, procurar, mas no final a decisão certa beneficia-te com a alegria”.

Neste caminho árduo de discernimento, é necessário cultivar uma relação filial com Deus Pai que nunca nos deixa nos abandona, mas que vem ano nosso encontro, encoraja-nos a caminhar e nos acolhe, e em uma relação livre com Ele, realizamos a experiencia do amor que refaz história, onde o caminho é iluminado e seguiremos confiantes realizando a vontade de Deus, para isso é necessário a abertura do nosso coração pera Deus Pai que se revela e se manifesta em nossa vida. 


Fonte: Papa Francisco, Audiência Geral, Sala Paulo VI:

Catequeses sobre o discernimento 1. Oque significa discernir?

Quarta-feira, 31 de agosto de 2022.



 

Os elementos do discernimento: A familiaridade com o Senhor


O Papa Francisco posiciona como elemento primário do discernimento a oração, a exemplo dos Santos que através da oração, alimentavam a amizade com Deus e, pouco a pouco, tornavam-se capazes de distinguir o mais importante em suas vidas, na oração cultivavam uma familiaridade e uma amizade afetuosa com o Senhor, a ponto de dialogar com Ele como quem dialoga com um amigo.  A oração é este caminho de “saber ir além dos pensamentos, entrar em intimidade com o Senhor, com uma espontaneidade afetuosa. O segredo da vida dos santos é a familiaridade e a confidência com Deus, que cresce neles e torna cada vez mais fácil reconhecer o que Lhe agrada. A oração verdadeira é familiaridade e confidência com Deus”.

Observemos a realidade e a decisão do jovem rico, (Mt 19, 17) “no Evangelho, ele tomou a iniciativa de ir encontrar-se com Jesus, mas não aceita o convite para O seguir porque, preso às riquezas que tinha, não as quis deixar. E retirou-se “triste”. Discernir não é fácil, porque as aparências enganam, mas a familiaridade com Deus pode dissolver suavemente dúvidas e receios e tornar-nos cada vez mais capazes de reconhecer aquilo que conta, que mais importa em nossa vida”.

Nos diz o Santo Padre: “Estar em oração não significa pronunciar palavras, palavras, não; estar em oração significa abrir o coração a Jesus, aproximar-se de Jesus, deixar que Jesus entre no meu coração e nos faça sentir a sua presença. E nisto podemos discernir quando é Jesus e quando somos nós com os nossos pensamentos, muitas vezes distantes daquilo que Jesus quer”. Somos assim convidados a cultivar uma intimidade com o Senhor em um caminho de familiaridade com Deus com um coração aberto a escutar a voz de Deus que ressoa no íntimo do nosso ser.

 

Fonte: Papa Francisco, Audiência Geral, Praça São Pedro:

Catequeses sobre o discernimento 3. Os elementos do discernimento. A familiaridade com o Senhor.

Quarta-feira, 28 de setembro de 2022

 

 


Sem. Mário Eduardo Vidal


VOCACIONAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© 2022 Pastoral Vocacional Diocesana
Todos os Direitos Reservados.

"Deixando tudo, o seguiram"

Pastoral Vocacional da Diocese de Guarapuava

Rua Pe. Salvatore Renna, 961 - Santa Cruz - Guarapuava(PR)